O deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) afirmou nesta quarta-feira (17) que o Ministério da Saúde (MS) tem enfrentado resistência da população para a vacinação contra dengue.  

Na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, o parlamentar defendeu a vacinação e pontuou que a falta de imunização está ligada ao “medo e confusão” sobre a vacina contra a covid.

“O que foi feito na covid que foi desestimular a campanha vacinal, gerar medo e confusão na população, isso se atribui hoje a insegurança da população em buscar a vacina da dengue.”

O vice-líder do governo no Congresso participou com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, do lançamento do mês da vacinação indígena na Aldeia Kuahi próximo ao Oiapoque, no Amapá. Ele comentou que o governo enfrentou resistência da população sobre a imunização.

“Se hoje enfrentamos um problema de adesão as campanhas vacinais, se deve a permanente produção de fake news contra as vacinas, as desestímulo que começou lá atrás.”

O parlamentar comentou a fala do deputado Dr. Frederico (PRD -SP) que destacou o vencimento de 145 mil vacinas contra dengue. Frederico solicitou a avaliação das medidas do MS em relação a epidemia.

“Fazemos um apelo para que as mães de adolescentes e jovens de 10 a 14 anos vacinem seus filhos porque é um absurdo, com tão pouca vacina, o ministério da saúde deixar vencer. “

O Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde mostra que existem no Brasil mais de três milhões de casos prováveis de dengue.

Acompanhe a discussão dos parlamentares.