Após os fortes temporais no Rio Grande do Sul (RS), a deputada federal Fernanda Mechionna (PSOL) solicitou nesta quarta-feira (1°) que o Concurso Público Unificado Nacional no estado seja adiado.
O pedido foi enviado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Esta é a primeira edição do “Enem dos concursos”, e uma das ideias do governo seria a aplicação simultânea do exame em todo o país. A prova está marcada para este domingo (5).
Segundo a deputada federal, a aplicação das provas é “inviável” devido ao desastre no estado, com mortes e os estragos nas cidades e o adiamento pode ser feito “localmente no estado do Rio Grande do Sul, até que a situação se normalize.”
Mechionna afirmou que a “realização do concurso nas referidas condições viola o princípio da isonomia e da impessoalidade, uma vez que os candidatos que estão localizados no Rio Grande do Sul enfrentarão sérias dificuldades que, felizmente, não são observadas em outras unidades da federação.”
Crise climática no RS
Durante as chuvas no estado, mais de 100 municípios foram atingidos, 10 mortes foram registradas, 3.416 pessoas estão desalojadas. Os dados são do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O governo do Rio Grande do Sul montou um gabinete de crise para atuar no resgate das famílias que estão em locais isolados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ao RS para verificar a situação do estado após fortes chuvas.