Nesta segunda-feira (6), os parlamentares gaúchos se reúnem com ministros do governo Lula para discutir medidas para auxiliar o Rio Grande do Sul (RS) em meio à calamidade pública.
Devem participar do encontro os ministros: Paulo Pimenta (Secom), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Nísia Trindade (Saúde).
A bancada do Rio Grande do Sul é composta por 31 deputados e três senadores.
Este é o segundo encontro entre as autoridades. Na sexta-feira (3), os parlamentares pediram a liberação de R$ 450 milhões em emendas.
“Pedimos a liberação imediata dos R$ 450 milhões da bancada gaúcha na área da saúde e também um recurso, que não é muito, da assistência social e do Ministério da Agricultura. A reunião foi de sugestão, mas também de encaminhamento imediato. Falamos com o presidente Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, e queremos apresentar projetos já na segunda-feira”, afirmou o deputado federal Marcon (PT-RS).
Visita do governo
Uma comitiva do governo federal esteve no Rio Grande do Sul neste domingo (5) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou a liberação das emendas.
“Eu sei que os deputados têm um monte de emenda, se cada deputado liberar as emendas para o Rio Grande do Sul, serão alguns milhões que você terá imediatamente para poder começar a consertar”, disse.
Além de Lula, participaram da comitiva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e 13 ministros.
Último boletim sobre o estado
Segundo o último boletim divulgado pelo RS, mais de 780 mil pessoas foram afetadas pela crise ambiental no estado, destas, 88 mil estão desabrigadas. Foram registradas 77 mortes, 155 feridos e 108 desaparecidos.