Em reunião com ministros nesta manhã de segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou a discussão em torno da recuperação do Rio Grande do Sul.
Participaram os ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Rui Costa, da Casa Civil; Simone Tebet, do Planejamento; Alexandre Padilha, das Relações Institucionais e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União.
Segundo o governo federal, a força-tarefa não medirá esforços para elaborar ações de resgate e ajuda humanitária às vítimas das chuvas.
“O trabalho para apoiar a população gaúcha e a sobrevivência do Rio Grande do Sul não para. A cada dia, a força-tarefa do governo federal soma mais esforços e apresenta mais ações pela região”, disse Lula.
No X, o presidente escreveu sobre a reunião ministerial:
“Semana de muito trabalho iniciada já tratando das ações de apoio ao Rio Grande do Sul e ao povo gaúcho com colegas ministros”, comentou Rui Costa em publicação nas redes sociais.
Calamidade
Na noite deste domingo (5), o governo federal reconheceu estado de calamidade em 336 municípios do Rio Grande do Sul.
A medida visa dar agilidade ao repasse de recursos emergenciais para ajuda humanitária e reconstrução dos municípios previstos pela Defesa Civil Nacional.