Geralmente, essa reunião acontece nas terças-feiras, no entanto foi antecipada.
Até o momento, muitos municípios do estado se encontram em situação de calamidade pública em vista da enchente do rio Guaíba. Conforme os dados divulgados, o desastre já deixou 83 pessoas mortas e 111 desparecidas.
No encontro de hoje, que está previsto para começar às 17h, os parlamentares analisarão textos que podem abrir caminho para ajudar o RS.
Entre os projetos, há um decreto legislativo de autoria do senador, Rodrigo Pacheco, que reconhece o estado de calamidade do estado até este ano. Em apoio ao Rio Grande do Sul, Lira usou o X para se manifestar e reforçar o empenho da Casa.
Veja a íntegra do Post do presidente da Câmara:
“A Câmara dos Deputados está à disposição para aprovar medidas emergenciais que possam auxiliar o governo e o povo do RS a superarem esse momento difícil e doloroso”, disse Lira no X.
Além disso, nesta segunda-feira, Arthur Lira dispensou os 34 deputados da bancada do RS do registro de presença pelos próximos dias da semana. Com as enchentes, o uso do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre ficou inviabilizado.
Quanto aos voos, os mesmo estarão suspensos até o dia 30 de maio.