Pouco depois do meio-dia desta terça-feira (7) a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, rumo à Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Na bagagem, 34 toneladas de donativos, como fardos de água, cestas básicas, colchões, cobertores e medicamentos.
Os donativos vieram de diversas partes do país para apoiar os esforços de socorro e assistência às pessoas atingidas pelas fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul, desde a semana passada.
Os suprimentos foram arrecadados na campanha da FAB “Todos Unidos pelo Sul”, lançada na sexta-feira (3). As bases aéreas de São Paulo (Guarulhos-SP), do Galeão (Rio de Janeiro) e de Brasília (DF) centralizam as coletas. Os pontos de arrecadação de roupas, colchonetes, água potável e gêneros alimentícios não-perecíveis seguem ativos de 8h às 18h, diariamente.
Somente no primeiro dia de arrecadação na Base Aérea de Brasília, foram recebidas cinco toneladas de doações.
Este não é o primeiro carregamento a ser enviado pela FAB. Na segunda-feira (6), a aeronave KC-30 partiu da Base Aérea do Galeão rumo ao Rio Grande do Sul para distribuir as primeiras 18 toneladas de mantimentos doados pela população.
Busca e Resgate
A campanha de doações coordenada pela FAB faz parte da Operação Taquari II das três Forças Armadas que, desde 30 de abril, inclui atividades de busca e resgate de vítimas das chuvas, distribuição de suprimentos e reconstrução de infraestruturas afetadas.
Até esta segunda-feira (6), o trabalho integrado de militares e civis no auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul contou com 3.406 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. Estão sendo mobilizados 15 helicópteros, um avião de carga, 243 embarcações e 2,5 mil viaturas e equipamentos de engenharia (civis e militares).
Ao todo, três hospitais de campanha estão sendo instalados para atender os pacientes dos hospitais alagados pelas enxurradas. O hospital de campanha instalado em Estrela (RS), no Vale do Taquari, atende desde domingo (5), com 40 leitos. Outros dois funcionarão, em breve, em Eldorado do Sul (RS), com 20 leitos, e em São Leopoldo (RS), com mais 40 leitos.