O deputado Abilio Brunini (PL-MT) criticou atuação do governo federal sobre as medidas de ajuda ao Rio Grande do Sul, que sofre com as enchentes.

Ele disse ao Portal Norte que o próprio povo tem unido forças e dado apoio ao RS. Além disso, segundo o parlamentar, o governo está agindo de forma “tardia”.

“Têm muitas pessoas da Defesa Civil, do Bombeiro, e de vários estados do Brasil, que foram pra lá. Maior parte das pessoas que estão ajudando no Rio Grande do Sul é o povo”, disse o deputado.

Veja o vídeo da entrevista:

Vídeo: Portal Norte

O parlamentar ainda criticou a fala da ministra Simone Tebet sobre os recursos do governo ao Rio Grande do Sul.

“Porque o governo tem que esperar abaixar a água para mandar mantimento, mandar recurso, mandar ajuda?”, questionou o deputado.

Na última segunda-feira (6), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, declarou em entrevista coletiva que só será possível saber quanto vai custar a reconstrução das áreas afetadas no RS quando a água baixar.

“Não vai faltar dinheiro para o Rio Grande do Sul. O dinheiro vai chegar no tempo certo, que não é agora”, disse a ministra.

Segundo Tebet, o dinheiro ainda não foi liberado porque a água ainda não baixou e os governantes ainda não têm noção do tamanho do estrago.

A fala da ministra foi após o anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar um projeto de decreto legislativo para reconhecer estado de calamidade no Rio Grande do Sul e acelerar o repasse de verbas para o RS.

O decreto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.