Os deputados Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania) foram desafiados a abrirem mão do Fundo Eleitoral. Os deputados são pré-candidatos à prefeitura de Manaus.

O desafio foi feito por Marcelo Ramos (PT), que também é pré-candidato.

Segundo Marcelo, os deputados criticam o recurso, mas ainda não abriram mão. O prazo para renunciar acabou na segunda-feira (3).


“Apesar de estar em lados opostos ao Alberto Neto e ao Amom nesta eleição, me sinto na obrigação de alertá-los que hoje é o último dia para eles renunciarem ao Fundo Eleitoral que eles consideram, como vocês viram em vídeos e postagens, imoral e indecente”, afirmou Marcelo Ramos.

Veja o vídeo:

Entenda o que é a verba do Fundo Eleitoral

O Fundo Eleitoral é um fundo público destinado ao financiamento de campanhas eleitorais de candidatos políticos. Neste ano o valor será R$ 4,9 bilhões.

O valor do fundo eleitoral é definido em votação no Congresso Nacional e foi aprovada em dezembro de 2023. A divisão entre os candidatos é feita pelos partidos de forma interna.

No entanto, os políticos não são obrigados a usarem a verba. Eles podem dispensar e informar o TSE no prazo estabelecido.

Deputados e prefeitura de Manaus

Levantamento divulgado pela Quaest na primeira semana do mês de maio apontou que Amom e o atual prefeito de Manaus, David Almeida, estão empatados tecnicamente.

David Almeida (Avante) – 30%;
Amom Mandel (Cidadania) – 27%;
Capitão Alberto Neto (PL) – 15%;