O Grupo Norte de Comunicação (GNC) dará início à rodada de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus.

Na terça-feira (2), representantes de partidos se reuniram na sede da emissora para definir a ordem de participação no programa Povo na TV, que vai ao ar de segunda a sexta a partir de 11 horas.

No encontro, participaram representantes de políticos e partidos que já declararam pré-candidaturas ou que ainda aguardam definições.

As entrevistas na TV Norte Amazonas ocorrerão no período de 11 a 19 de abril.

As participações dos pré-candidatos também serão transmitidas ao vivo no Portal Norte e contarão com cobertura das três mídias do GNC: TV Norte AM, Portal Norte e Rádio Norte FM.

Após sorteio, a sequência ficou programada da seguinte forma:

  • Dia 11/4 (quinta-feira) – Wilker Barreto (pré-candidato do Mobiliza);
  • Dia 12/4 (sexta-feira) – Amon Mandel (pré-candidato do Cidadania);
  • Dia 15/4 (segunda-feira) – Cap. Alberto Neto (pré-candidato do PL);
  • Dia 16/4 (terça-feira) – David Almeida (pré-candidato do Avante);
  • Dia 17/4 (quarta-feira) – Maria do Carmo (pré-candidata do Novo);

Os dias 18 e 19 de abril podem ter como entrevistados os pré-candidatos Roberto Cidade (União Brasil) e Marcelo Ramos (PT), respectivamente. O primeiro não enviou representante para a reunião no Grupo Norte. O segundo, na data da reunião, ainda não havia anunciado filiação e pré-candidatura ao cargo.

Entrevistas

As entrevistas terão duração de 16 minutos, sendo 10 minutos para apresentação de propostas de governo e cinco minutos na dinâmica “Tira a Cuia”. Ao final, o pré-candidato poderá fazer as considerações finais em um minuto.

Os assuntos a serem abordados envolvem economia, emprego e renda, educação, saúde, segurança, vida pública e infraestrutura.

Tira Cuia

A dinâmica, com duração de cinco minutos, consiste em saber para quais personalidades o pré-candidato serviria uma cuia de tacacá. A ideia é que entre várias opções disponíveis o participante faça três escolhas de nomes.

Democracia

Para o CEO do Grupo Norte de Comunicação, Sérgio Bringel, as entrevistas com os pré-candidatos demonstram o compromisso da empresa com a democracia.

“O Grupo Norte não pode se esquivar de participar do processo democrático até porque está no DNA do Grupo Norte a democracia. Os veículos de comunicação que levam a informação, eles têm que se envolver no processo democrático, dando voz ao povo, dando voz aos candidatos, ouvindo as propostas e que o eleitor escolha o melhor para sua região”, ressaltou.

Sérgio Bringel, CEO do Grupo Norte de Comunicação - Foto: Reprodução/TV Norte AM
Sérgio Bringel, CEO do Grupo Norte de Comunicação – Foto: Reprodução/TV Norte AM

Transparência

Segundo o diretor nacional do GNC, Diego Trajano, a iniciativa mostra a preocupação da empresa com a transparência de um processo que está apenas no início.

“A gente se sente na obrigação de fazer o melhor, o mais transparente e o mais integrado processo político na televisão, na rádio e no portal. Na verdade, não só no estado do Amazonas, mas em todos os estados que o Grupo Norte estiver presente. Estamos no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Tocantins e são estados com processos eleitorais que normalmente vão para o segundo turno e que a gente vai acompanhar não só o primeiro e o segundo turno […] Então é uma obrigação nossa fazer com todo cuidado para que haja regras, transparência, comunicação e que o telespectador, com isso, seja o grande beneficiado. Que ele possa conhecer melhor todos os agentes, todos os possíveis políticos que se enfrentarão nesse período de candidatura”, declarou.

Protagonismo

A diretora de Jornalismo da TV Norte Amazonas, Ercilene Oliveira, define que esse é um momento de protagonismo do grupo de comunicação. Para ela, as entrevistas serão importantes vitrines para a população conhecer melhor os candidatos.

“É o momento que a gente apresenta para a população quem são as pessoas que se listaram como candidatos. É o momento de apresentar ideias, é uma vitrine muito importante […] é um espaço nobre para eles se apresentarem ao público”, lembrou.

Representante partido Avante

O presidente do partido Avante Municipal, Sandro Diz, parabenizou o Grupo Norte pela iniciativa e considera excelente a oportunidade para os eleitores.

“A população vai conhecer os seus pré-candidatos. Lembrando que o Avante ainda lançará o seu pré-candidato, mas a iniciativa é maravilhosa, a população ganha com isso”, destacou.

Representante Amon Mandell

A representante do pré-candidato Amon Mandell, Carla Costa, falou da importância de aproveitar o espaço para apresentação de propostas.

“É a oportunidade que eles vão ter de começar a falar suas propostas, falar um pouco sobre o seu trabalho que tem sido feito, como político, como opção de voto para a população. Então é muito importante e a gente quer parabenizar o grupo [Norte] e dizer que vamos aproveitar essa oportunidade”, disse.

Representante Cap. Alberto Neto

Para Juliana Mattos, representante do pré-candidato Alberto Neto, o espaço é válido para que a população já conheça o pré-candidato e suas ideias.

“Eu acho importante o pré-candidato ter um espaço antes de oficializar a sua candidatura, para que as pessoas conheçam um pouco mais da sua trajetória política e ouvir um pouco das suas propostas futuras. A TV Norte está de parabéns por iniciar esse debate com os pré-candidatos”, afirmou.

Representante Maria do Carmo

Alita Falcão, representante da pré-candidata Maria do Carmo, do partido Novo, lembrou do importante espaço que os candidatos terão para expor ideias.

“A gente ainda não pode falar de proposta, mas pode falar de ideias. Eu acho que é o que a política tá precisando aqui em Manaus, no Amazonas. De boas ideias”, ressaltou.

Representante Wilker Barreto

O advogado Everton Almeida, do pré-candidato Wilker Barreto (Mobiliza), parabenizou o Grupo Norte pela agenda eleitoral ainda no primeiro semestre.

“Primeiramente, parabenizar o Grupo Norte pela iniciativa de apresentar à população de Manaus esse encontro com os pré-candidatos, para que eles possam apresentar suas propostas e seus projetos, e trazendo a importância da campanha”, afirmou.

Jurídico

A advogada do Grupo Norte de Comunicação, Dra. Érika Régis, destacou o processo democrático incentivado pela emissora.

“O Grupo Norte, mais uma vez, contribui com o processo democrático que se aproxima […] De forma isonômica a TV quer levar ao eleitor a apresentação de cada candidato. Cada representante pôde participar da reunião para o sorteio do dia em que cada candidato irá ser entrevistado”, lembrou.