O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator da ‘PEC das Praias‘, disse que as praias ‘vão continuar sendo de todos’.
“O espaço público que é a praia vai continuar sendo de todos os brasileiros”, disse Flávio, em entrevista à GloboNews.
Segundo o senador, dezenas de bilhões de reais arrecadados com a aprovação da proposta poderiam ser investidos no meio ambiente.
“O que vai se arrecadar com o pagamento das pessoas que têm condições de pagar para ter esse título definitivo poderia ser investido” em uma série de coisas que vão beneficiar o meio ambiente”.
PEC vai privatizar praias?
A proposta vai transferir a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro do domínio da Marinha para estados, municípios e proprietários privados.
A Câmara dos Deputados aprovou a PEC em fevereiro de 2023, e a CCJ do Senado a mantinha parada desde agosto de 2022.
A PEC ganhou notoriedade após troca de farpas nas redes entre a atriz Luana Piovani e o jogador Neymar, e a divulgação de que as praias podem ser privatizadas.
O senador Flávio Bolsonaro afirmou que não vai ganhar dinheiro do Neymar sobre PEC das Praias. Segundo ele, as praias não vão ser privatizadas e o projeto vai ser alterado para evitar informação equivocada.
“Não tenho interesse pessoal nisso, não sou proprietário de área beneficiada, não estou levando dinheiro do Neymar nem do empreendimento que ele fará. Isso é narrativa. Quero desconstruir a fake news de privatização das praias”, falou.
Neyma x Piovani
Entenda a treta entre Neymar e Luana Piovani sobre PEC das praias:
Em 18 de maio, Neymar anunciou uma parceria com a Due Incorporadora para construir o chamado “Caribe Brasileiro”, com 28 empreendimentos no litoral de Pernambuco e Alagoas.
Internautas resgataram o vídeo do atleta e insinuaram que ele apoiava o projeto de privatização por interesse próprio. Tanto o jogador quanto a empresa negaram tal afirmação.
Na quinta-feira (30), Luana Piovani expressou sua opinião nos Stories de seu perfil no Instagram, pedindo aos seguidores que votassem contra a PEC. Além disso, criticou Neymar, chamando-o de “mau-caráter” e “péssimo cidadão”: