A vacinação contra a dengue em Boa Vista já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Banner Obras Acre 300x225

O público alvo são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, obrigatoriamente acompanhados de pais ou responsáveis, podem ser imunizados com a Qdenga de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para garantir a imunização, pais e responsáveis devem apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF aos profissionais da imunização.

De acordo com o coordenador de saúde, Romildo Azevedo, é indispensável que todas as crianças que compõem o público-alvo sejam vacinadas, mesmo quem já teve dengue.

“Lembrando que o esquema vacinal da Qdenga é estruturado em duas doses. A criança ou adolescente deve tomar a segunda dose do imunobiológico 90 dias após a primeira. É importante salientar que a vacina é segura, pois passou por todas as fases de pesquisa e liberada pela Anvisa, disse.

Vacina contra dengue (Qdenga) - Foto: Prefeitura de Boa Vista
Vacina contra dengue (Qdenga) – Foto: Prefeitura de Boa Vista

Caderneta atualizada

Na primeira etapa de vacinação em Boa Vista, a aplicação das doses ocorria no Terminal Luiz Canuto Chaves e Parque Germano Augusto Sampaio, além das escolas.

Vale lembrar que o imunobiológico não protege contra a Zika e Chikungunya. Portanto, o combate ao mosquito Aedes aegypti deve continuar. Yukley Akilis, 11 anos, tomou a primeira dose da Qdenga e garantiu que é apenas uma picada.

“Não dói muito. A vacina protege a nossa saúde e serve para não ficar hospitalizado”, contou.

Dengue em Roraima: Sesau notifica 111 casos na primeira semana de abril

O Painel de Monitoramento de Arboviroses da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) apontou nesta segunda-feira, 08, 1.304 notificações de dengue em Roraima no ano. Na primeira semana de abril, foram 111 informes da doença.

Deste total de notificações, 980 registros foram descartados e 324 são prováveis casos da arbovirose. Ao todo, foram confirmados 75 casos.