As transações de veículos usados, em agosto, tiveram o melhor resultado do ano, até o momento, com alta de 10,9% sobre julho no Brasil, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Cerca de 1.316.272 veículos trocaram de titularidade no mês, com todos os segmentos automotivos registrando altas superiores a 9% sobre o resultado de julho, que havia tido o maior número de transações no ano até então.

Andreta Jr, presidente da Fenabrave, lembra os primeiros meses de 2022, quando a queda nas transações de usados, na comparação com o mesmo período do ano anterior, que hoje é de 16,6%, chegou a quase 30%.

“São dois meses seguidos de alta, nos quais as transações de usados tiveram seus melhores resultados até agora.

O setor automotivo vem consolidando o movimento de recuperação, após um início de ano desafiador”, analisa Andreta Jr.

RELACIONADAS

+ BMW Group comemora 8 anos da linha de montagem em Santa Catarina, no sul do país

+ Fiat apresenta Fastback Mopar em modelo conceito

+ Fiat Strada mantém liderança e continua sendo carro mais vendido do ano no Brasil

+ Toyota Corolla híbrido estreia no Japão e deve chegar ao Brasil em 2023

+ MINI anuncia lançamento do Countryman Untamed Edition no Brasil com 40 unidades

Desempenhos por segmento

As transações de automóveis e comerciais leves tiveram alta de 11,2% sobre julho e se aproximaram da marca de 1 milhão de unidades no mês.

Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 11,7% do total transacionado no mês. No acumulado do ano, a participação desses veículos foi de 11%.

O segmento de caminhões registrou a segunda maior elevação de todo o setor frente ao mês anterior, com alta de 14,3%, totalizando 34.234 unidades.

As trocas de titularidade de implementos rodoviários são o destaque de agosto, com aumento de 18,7%, melhor resultado do setor.

Os ônibus tiveram crescimento de 12,1%, somando 4.627 unidades transacionadas, melhorando o resultado positivo no ano (+7,8%).

O mercado de motos usadas também registrou melhora (+9,3%) e, no ano, as transações já somam 1.964.471 unidades, volume que só fica abaixo das trocas de titularidade de automóveis no País.