Banner Vacina Dengue Acre 300x250 - Foto: Divulgação

Durante fala na tribuna durante a sessão desta terça-feira (23), o vereador Fábio Araújo (MDB) voltou a cobrar esclarecimentos da Prefeitura da capital acreana a respeito do programa Asfalta Rio Branco, que tem como objetivo o asfaltamento de ruas, melhor caçadas e outros benefícios.

O parlamentar afirma que apresentou requerimento na semana passada e foi rejeitado pela maioria dos vereadores, supostamente por fazerem parte da base do prefeito Tião Bocalom (PL). Na sequência, apresentou o pedido via oficio e disse que não obteve resposta.

Ruas do Povo

Durante a participação, ele mostrou um vídeo do prefeito declarando que não iria realizar benfeitorias nas 607 ruas que integram outro programa, Ruas do Povo, que se tratava de um problema da gestão estadual.

A determinação vai contra a recomendação feita pelo Ministério Publico do Estado do Acre (MPAC), que orienta que a Prefeitura informe o cronograma das atividades do novo programa para que equipes possam vistoriar e também cobrar providências do Executivo estadual pelas obras de saneamento não executadas.

 “Não existe impedimento de se realizar as benfeitorias nos bairros com as Ruas do Povo, pois o Ministério Público só exige um relatório situacional. Com isso, a Prefeitura de Rio Branco vem enganando a população dizendo que não pode recuperar as ruas e garantir o direito de ir e vir das pessoas. Isso por divergência com uma gestão e vale ressaltar que essas são as piores ruas que temos em nossa cidade, dos bairros mais afastados e a prefeitura só está preocupada em recapear ruas que já tem asfaltamento bom”, argumenta o vereador.

Vale destacar que vários órgãos estaduais contestam a afirmação do prefeito e alegam que não existe impedimento jurídico para que a prefeitura realize ações nas ruas pertencentes ao programa Ruas do Povo.