Após a vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) propôr o Projeto de Lei nº 159/2023, que insere o “Festival dos Morcegos” no Calendário oficial de Manaus, a Câmara Municipal de Manaus aprovou a proposta na segunda-feira (27) por 37 votos e nenhuma negativa ou abstenção.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a parlamentar, o Festival dos Morcegos é realizado desde 2005 na comunidade Cuieiras, no KM 15 da BR-174, na Zona Rural da cidade. No calendário, o evento seria nos dias 8 e 9 de outubro.

O texto aprovado da parlamentar alega que o evento tem a finalidade de demonstrar a importância desses animais para a manutenção de serviços ambientais, como controle de insetos, dispersão de sementes e polinização.

Em discurso ao propor o PL, a vereadora salientou que a proposta seria uma forma de incentivar financeiramente a importância cultural em Manaus e na própria comunidade destacada, além de combater o preconceito contra o animal.

“As pessoas que organizam esse festival pagam tudo que podem, damos a oportunidade de fazer divulgação e política pública para consolidar na comunidade rural que leva cultura […], foras as atividades ambientais”, declarou.

A parlamentar citou a perseguição aos animais “indiscriminalmente”.

“Por preconceito e desinformação, morcegos são perseguidos e mortos indiscriminalmente. As consequências são ruins para os animais e o ambiente”, disse. “Eu trouxe essa tribuna justamente para discutir sobre o benefícios que as espécies trazem para as áreas de plantação”, completou.

O projeto segue para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

RELACIONADAS

+ FVS realiza investigação e captura de morcegos hematófagos em Manaus

+ Boletim mostra baixa produção legislativa de alguns vereadores de Manaus

Discussão anterior

Em abril deste ano, a CMM chegou a discutir sobre o Festival dos Morcegos, com a presença do biólogo e professor Doutor Emérito, Antônio Carlos Webber, e o mestre em Ciências Ambientais, Marcos Antônio dos Santos.

Ambos foram convocados para explicar sobre a importância ecológica dos morcegos, já que eles interagem com milhares de outras espécies animais e vegetais.