O líder governista no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (AP), falou sobre a derrota do governo na votação dos vetos: “segue o jogo”.

Ele destacou que “aqui vale a máxima do jogo é jogado e lambari é pescado. O governo reconhece a posição da maioria do Congresso e segue o jogo. Vamos para os próximos temas”.

Randolfe apontou que seis vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram mantidos. No entanto, ele reconheceu que já esperavam a derrota nos quatro vetos restantes, como o fim da saída temporária de presos e a manutenção da não punição para quem disseminar fake news.

“Seis é maior que quatro, né? Os vetos que o governo sofreu derrota são temas que foram amplamente aprovados anteriormente pelo Congresso”, afirmou.

Além disso, Rodrigues anunciou que o governo não irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para restabelecer a decisão de Lula de autorizar as “saidinhas” em datas comemorativas ou para abordar a questão das fake news.

“A fake news é um projeto que está na Câmara e não conseguiu ser votado ainda pela resistência que tem. A saída temporária de presos, o dispositivo que foi vetado, foi aprovado só com dois votos contra no Senado e aprovado por ampla maioria aqui na Câmara. São votações que estavam previstas na programação”, explicou.

Em vez disso, ele afirmou que o tema das fake news será enfrentado com a apresentação de novos projetos.