Na manhã deste sábado (1°), o voo inaugural direto ao Chile partiu de Brasília com uma piloto e uma copiloto liderando a tripulação. Desde a pandemia de covid-19, os voos faziam escalas.

A partir de hoje, os viajantes que partem aeroporto Internacional de Brasília poderão chegar à capital chilena, Santiago, em menos de 5 horas. Além disso, o novo trecho aviário abrirá possibilidades para outros destinos.

Anteriormente, a viagem durava cerca de 8 horas, com escalas frequentes em Guarulhos, Florianópolis ou outras cidades. Agora, será feita diretamente a partir da capital federal.

Ponte aérea

Brasília é a única capital brasileira conectada a todas as outras capitais do país. Com o novo trecho para Santiago, os viajantes terão acesso a destinos além da América do Sul.

Além disso, Eduardo Macedo, head de Relações Públicas da Latam, salientou que o posicionamento estratégico e a qualidade do aeroporto de Brasília facilitam a distribuição de passageiros:

“Brasília tem um posicionamento estratégico e um aeroporto de qualidade, o que facilita a distribuição de passageiros vindo do norte e nordeste para destinos na América do Sul e na Oceania.”

Por fim, o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, enfatizou que os voos diretos podem estimular negócios para o Brasil e o DF, atraindo mais turistas para a região:

“O governo no Distrito Federal vem estimulando, desde o ano passado, esses voos com redução de tarifas e outros incentivos para movimentar todo o comércio, rede hoteleira e bares; então gira dinheiro aqui.”

Atualmente, o aeroporto de Brasília opera 33 voos nacionais, com uma taxa de ocupação total de 56%.