A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostrou nesta segunda-feira, 6, o documento com declarações falsas preenchidas e assinado digitalmente pelo membro da delegação da Argentina Fernando Ariel Batista. Inquérito da Polícia Federal (PF) investiga os atletas por falsidade ideológica.

No documento, Batista falsificou informações dos jogadores Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso. Eles tinham passado pelo Reino Unido, o que exigiria cumprimento de quarentena no Brasil, mas não há essa informação nas declarações sanitárias preenchidas por Batista.

A partida entre as seleções do Brasil e da Argentina foi suspensa na tarde deste domingo, 5, em São Paulo, após descumprimento de protocolos sanitários. 

 

 

 

Em entrevista para a CNN, Alex Machado Campos, diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa declarou que a intenção do órgão era apenas de retirar os jogadores de campo, mas a determinação foi ignorada pelos argentinos.

“O que percebemos foi uma tentativa reiterada de passar pelas normas brasileiras e levar a cabo a decisão dos jogadores em campo. Nós não interrompemos a partida, nós gostaríamos que as normas brasileiras fossem cumpridas”, disse.

Os atletas Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero entraram de forma irregular no país ao negar que estiveram anteriormente no Reino Unido, o que exigiria que fossem submetidos a quarentena.  Três deles entraram em campo como titulares.

Falsidade ideológica

A Polícia Federal abriu no domingo, 5, um inquérito criminal para investigar as informações falsas dadas pelos jogadores para as autoridades brasileiras sobre os locais onde eles haviam passado nos últimos dias antes de entrarem no país.

Eles serão investigados por falsidade ideológica.

____________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

Após decisão da Anvisa, Amazonas suspende distribuição de mil doses da Coronavac

 

CPI quer ouvir CBF sobre quebra de protocolo na partida da eliminatória da Copa do Mundo em SP

 

Influenciadora digital é morta a facadas pelo marido em Valinhos-SP

 

VÍDEO: Festas clandestinas são encerradas durante o fim de semana, em Manaus

 

Produção de petróleo dos EUA é afetada após o furacão Ida