Desde a última sexta-feira (17), bandeiras brancas e painéis alertam a população no trânsito nas rotatórias da Avenida Ceará e Corrente, em Rio Branco.

Idealizada pelo governo do Acre, a ação visa sensibilizar a população sobre o Dia em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado no último domingo (19).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A imprudência, identificada como principal causa dos acidentes, motivou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a adotar a estratégia. 

Bandeiras brancas fincadas na grama representam cada vítima, enquanto contadores nos painéis reforçam a urgência de medidas preventivas.

trânsito
Condutores também foram abordados durante a ação – Foto: Eduardo Gomes/Detran

Mortes no trânsito

Até outubro deste ano, o Acre já contabiliza 72 vítimas de acidentes de trânsito em vias urbanas, rodovias federais e estaduais, nos 22 municípios. 

Comparando com os dados de 2022, que totalizaram 69 mortes no período de 12 meses, a necessidade de conscientização se torna evidente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de mortes no trânsito, ficando atrás apenas da China e da Índia.

A ação do Detran promove a importância de um trânsito mais seguro e a adoção de práticas responsáveis por condutores e pedestres.

RELACIONADAS

+ Acidente grave deixa dois mortos e quatro feridos na BR-317, no Acre

+ Acidente envolvendo carreta na BR-364 deixa 5 mortos em Rio Branco

+ AC: vítimas fatais de acidente na BR-317 são identificadas