Após ser alvo de busca e apreensão na Operação Lesa Pátria, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) foi reconduzido à liderança da oposição da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24).

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa por um grupo de parlamentares. A expectativa era de que o deputado Filipe Barros (PL-RS) assumisse a liderança no lugar de Jordy.

No encontro, estiveram presentes, entre outros, os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição do Senado.

“A oposição toda concorda que, ainda que tivesse um processo de transição acontecendo para uma nova liderança do deputado Filipe Barros, com o qual todos nós conversamos e ele mesmo disse que estava de acordo com esta decisão, que o deputado Carlos Jordy permaneça como líder da oposição. Conta com toda a nossa confiança”, disse o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Jordy foi alvo da 24ª fase da Operação Lesa Pátria, acusado de participação no planejamento dos atos de 8 de janeiro de 2023. A Polícia Federal (PF) identificou mensagens do parlamentar enviadas a pessoas que já cumprem pena por invasão às sedes dos três Poderes, em Brasília.