O líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Alex Manente (SP), defende transferir a sede da COP30 de Belém (PA) para Porto Alegre (RS). O evento será em novembro do próximo ano.

Banner Obras Acre 300x225

Para o parlamentar, a mudança seria uma forma de chamar a atenção para as consequências práticas das mudanças climáticas. A capital gaúcha e grande parte do Rio Grande do Sul vivem uma enchente histórica provocada por chuvas muito acima do normal. Manente  pretende levar a sugestão para os demais líderes partidários na Casa.

“Porto Alegre como palco da COP30 seria uma vitrine para o mundo testemunhar os impactos concretos e devastadores do aquecimento global. Precisamos mostrar como as adversidades climáticas estão remodelando nossas vidas e convocar uma ação coletiva para enfrentar este desafio global”, disse.

A COP de 2025, planejada para ser sediada pela 1ª vez na Amazônia, será o marco de 10 anos do Acordo de Paris, a principal convenção climática da Organização das Nações Unidas (ONU). O tratado foi assinado em 2015 durante a COP21, estabelecendo metas para a redução de emissões de gases causadores do aquecimento global.

O Ministério das Relações Exteriores calcula que Belém receberá a visita de cerca de 50 mil visitantes por ocasião do evento.