Em mensagem publicada neste domingo (15), dia de comemorações voltadas a estes profissionais da educação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a educação é o caminho do futuro do país e que são os professores que irão construir esse futuro, e que sua gestão ainda luta para consertar estragos causados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Educação e pela pandemia.

“No dia deles, queremos lembrar da importância de valorizarmos o ensino e os profissionais da educação. Estamos recuperando o orçamento da área. Já reajustamos o repasse para alimentação escolar e as bolsas de pesquisa, e estamos lutando com união para consertar o estrago feito nos últimos anos pelo governo anterior e pela pandemia”, escreveu o presidente no X (ex-Twiter).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lula também fez menção a outras medidas adotadas pelo governo federal na Educação como o reajuste do repasse para alimentação escolar e as bolsas de pesquisa.

“Vamos ampliar a educação de tempo integral e retomar as oportunidades de acesso ao ensino superior. Nesse Dia dos Professores, meu carinho e compromisso com essa categoria tão fundamental para nosso país”, finalizou.

Já o ministro da Educação, Camila Santana, homenageou os professores ressaltando que sua gestão trabalha para desenvolver políticas de valorização para a categoria. No vídeo ele diz que seu ‘desafio’, e ‘principal objetivo’, tem sido criar “condições e políticas que permitam ao professor as melhores condições de trabalho”.

“Quando nos debruçamos sobre os estudos que buscam compreender os fatores que impactam a qualidade da educação, encontramos muitas disparidades. Mas num ponto todos convergem: um bom professor impacta positivamente todos os indicadores”, disse Santana.

RELACIONADAS

+ Presidente Lula realiza videoconferência com ministros

+ Pesquisa aponta favoritismo de Lula frente a diversos opositores