Em negociação com líderes indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu em cumprir as promessas de campanha aos povos indígenas.

Banner Vacina Dengue Acre 300x250 - Foto: Divulgação

O lúder Edinho Batista, da etnia Macuxi de Roraima, disse que, em reunião, o presidente Lula “não deu nenhuma previsão, mas teve uma fala firme”.

Líderes e representantes dos povos indígenas afirmaram que Lula se comprometeu em demarcar mais terras indígenas.

Eles exigem ações concretas em defesa dos seus direitos e territórios. Os líderes reforçam que estiveram com Lula durante o período de campanha e que no primeiro ano de mandato o governo estava “arrumando a casa” no ano passado, mas que já é tempo para cumprir as promessas.

Protesto indígena

Ontem, quinta-feira (25), Cerca de 40 lideranças de diferentes etnias indígenas se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Os líderes participam do Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília.

Do lado de fora, na Praça dos Três Poderes, quase 10 mil pessoas estenderam faixas pressionando por atendimento de demandas indígenas.

Além da demarcação de terras, os indígenas lutam pelo fim da violência contra os povos originários e a defesa da cultura indígena.

O evento foi organizado pela Articulação dos povos Indígenas do Brasil (Apib) e trouxe como lema nesta 20ª edição “Nosso Marco é Ancestral: Sempre Estivemos Aqui”.

Governo Lula

A ministra Sonia Guajajara também confirmou que o presidente prometeu a criação de uma força-tarefa para conseguir demarcar terras.

Nas eleições de 2022, o presidente prometeu proteger os territórios e o meio ambiente e demarcar mais terras.

Na última semana de abril, duas Terras Indígenas foram demarcadas (Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, no Mato Grosso e Tocantins). Até o momento, 10 territórios foram demarcados dos 14 prometidos pelo governo.

O painel de monitoramento do Instituto Socioambiental (ISA) aponta que existem 64 terras declaradas, que tiveram estudos concluídos e prazos para contestação encerrados, e dependem apenas do decreto presidencial para serem homologadas.