Na manhã desta segunda-feira (25), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os serviços prestados pela BRK Ambiental em Palmas recebeu a professora e mestre em Ciências do Ambiente, Tatiana Ferreira Wanderley Alves.

Banner Vacina Dengue Acre 300x250 - Foto: Divulgação

A especialista trouxe uma análise sobre as infraestruturas de esgotamento sanitário, destacando questões como tratamento de água residuária e os impactos, causados pela poluição hídrica, no meio ambiente e na saúde pública.

Durante sua apresentação, Tatiana mostrou o conceito de esgotamento sanitário e abordou as tecnologias disponíveis para o tratamento da água residuária, ressaltando sua importância.

Ela contextualizou a gravidade do problema, citando casos emblemáticos, como o lançamento de esgoto in natura no rio Tietê, em São Paulo, que resultou em sérios problemas de saúde pública.

Palestra sobre esgotamento sanitário na sessão da CPI da BRK desta segunda-feira (25)- Foto: Chico Sisto/ Dicom

A especialista também respondeu a questionamentos sobre os perigos enfrentados pela população de Palmas diante de vazamentos de esgoto, especialmente durante o período chuvoso.

Ela explicou que os impactos variam conforme a quantidade de esgoto e água, e destacou a importância da conscientização ambiental e do uso adequado das estruturas de esgoto pela população.

O presidente da CPI, vereador Josmundo, expressou sua satisfação com a apresentação da professora Tatiana, ressaltando a relevância das conclusões para o avanço das investigações.

Ele enfatizou a necessidade de investimentos da BRK para melhorar seus serviços e evitar vazamentos de esgoto, ao mesmo tempo, em que ressaltou a importância da educação ambiental da população.

Além do presidente, outros membros da CPI, como o relator vereador Nego, o membro da comissão vereador Eudes Assis e o vereador Pedro Cardoso, estiveram presentes na palestra.

As reuniões da CPI ocorrem semanalmente, sendo transmitidas ao vivo pelo YouTube da Casa de Leis.