A prática de atos notariais em meio eletrônico, entre eles as escrituras de compra e venda, doação e permuta de bens imóveis, teve um crescimento de 38,2% nos atos negociais no Amazonas. Os dados são da Central de Serviços Eletrônicos do Colégio Notarial do Brasil (Censec).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

O crescimento de 38,2% é em comparação ao primeiro ano completo de seu funcionamento (junho de 2020 a maio de 2021) com o mesmo período anterior (junho de 2019 a maio de 2020).

Lançada em junho de 2020, em meio às restrições de deslocamentos causados pelo ápice da crise sanitária no país, a plataforma e-Notariado permiti a transação de propriedades de forma on-line, por meio de videoconferência com o tabelião e com comprador e vendedor em locais distintos.

___________________________________

RELACIONADAS

Plataforma online permite a localização de cartório para registro de imóveis

Cartórios do Brasil registram recorde de emissão de certidão de óbitos em 2021

Lei que permite regularização de imóveis às margens de rios e lagos é retrocesso legal, critica ambientalista

_______________________________________

Dados

Os dados compilados pela Central de Serviços Eletrônicos do Colégio Notarial do Brasil (Censec), plataforma de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) que reúne os atos praticados pelos Cartórios de Notas do país, mostram que em números absolutos foram 5.248 escrituras no primeiro período, em comparação a 3.798 no período anterior.

Em relação à média dos recortes de junho a maio desde 2007, o aumento em 2021 foi de 34,3%.

Quando se compara o ano completo de 2021, primeiro no qual a plataforma eletrônica de atos notariais esteve disponível durante os 12 meses, o crescimento em âmbito estadual foi de 5,7% em relação ao ano anterior (4.990 x 4.720). Já na comparação em relação à média dos últimos 10 anos (2010 – 2020), o ano que se encerrou registrou aumento de 25% no total de atos de compra e venda de imóveis praticados.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS