Poucos meses após lançar a nova Ranger na versão topo de linha, a Ford anuncia a chegada ao Brasil das versões de entrada XL e XLS. Ou seja, as opções mais baratas.

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A XL é direcionada ao trabalho e tem preço de R$ 239.990 já com tração 4×4. Enquanto isso, a XLS atende o uso misto. Assim, serve ao trabalho e ao lazer.

Por isso, a marca do oval azul oferece tração 4×2 ou 4×4 ao preço de R$ 234.990 e R$ 259.990, na ordem. Esta carrega o mesmo 3.0 V6 diesel da Limited.

Seja como for, na versão mais básica, a Ford Ranger estreia o motor Panther 2.0 turbodiesel, que é capaz de gerar 170 cv de potência e um torque máximo de 45 mkgf desde 1.750 rpm até 2.500 rpm.

Este motor trabalha com o câmbio manual de seis velocidades, dessa forma, a picape utiliza o mesmo conjunto da van Transit.

Este 2.0 tem quatro cilindros em linha e pistões de alumínio, bem como um turbo de geometria variável.

Assim, está válido para diesel B20 e faz boas médias de consumo, conforme a Ford. São 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

Diferenças visuais

Na estética, a nova Ford Ranger XL não tem os acabamentos cromados e na cor da carroceria. Afinal, o foco é o trabalho.

Dessa forma, a grade frontal, o para-choques e as maçanetas das portas são na cor preta.

Além disso, as rodas de aro 16 são de aço estampado e sem calotas. Entretanto, a identidade visual é a mesma das versões já lançadas. Apenas as lanternas têm desenho diferente.

Já no compartimento de carga, a capacidade da caçamba é de 1.071 kg. Ademais, a picape feita na Argentina conta com sistema de reboque e ganchos dianteiro e traseiro.

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Mais versátil

A Ranger XLS pode ser direcionada ao trabalho ou ser o carro de passeio. Isso porque tem uma lista maior de equipamentos.

Nesse sentido, traz duas opções de motores e câmbio. Ou seja, há a Ranger XLS 4×2 ou 4×4 com o 2.0 turbodiesel da XL. Esse é ligado à transmissão automática de seis marchas.

Contudo, se a versão for a Ranger 4×4 4WD, que inclui o modo automático de tração nas quatro rodas sob demanda, o motor é o mesmo da Limited.

Ou seja, o novo 3.0 V6 turbodiesel que desenvolve 250 cv a 3.250 rpm e um torque de 61,2 mkgf entre 1 750 rpm e 2.500 rpm. De acordo com a Ford, o motor V6 consome 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l de diesel na estrada.

Nesta versão, o câmbio é o automático de 10 marchas, já que o foco é o conforto. Com essas novidades, a Ford pretende superar a rival Chevrolet S10 já neste ano e se aproximar da líder Toyota Hilux