O mercado de carros elétricos no Brasil está em ebulição desde junho, quando a BYD lançou o Dolphin EV, trazido da China em versão única com preço sugerido de R$ 149.800.

O contra-ataque veio da também chinesa GWM, com a Ora, sua marca de modelos 100% a eletricidade.

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O primeiro a chegar é o Ora 03 – a versão Skin é tabelada a R$ 150 mil e a GT sai por R$ 184 mil.

Enquanto o Dolphin EV tem motor com potência equivalente a 95 cv e torque máximo de 18,3 mkgf, no Ora 03 são até 171 cv e 25,5 mkgf, respectivamente.

Como resultado, o estreante pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, ante os 10,9 segundos do BYD.

Esses números referem-se à versão de topo, cuja autonomia chega a 400 km, de acordo com o ciclo global WLTP.

Isso é resultado do pacote de baterias de 63 kWh. Na opção de entrada, o conjunto de 48 k/wh garante até 310 km entre as recargas, conforme a marca.

Neste início de vendas no País, a nova marca de elétricos trouxe a série especial Skin Copacabana do Ora 03, limitada a 200 unidades. O único opcional é o teto solar, por R$ 10 mil.

Porém, as primeiras entregas começam apenas em dezembro. Por ora (com perdão do trocadilho), os interessados têm de dar um sinal no valor de R$ 9 mil pela reserva.

Seja como for, a partir de outubro a GWM promete ter unidades do hatch elétrico para test drive.

Além disso, a reserva poderá ser cancelada a qualquer momento, com “reembolso rápido e sem burocracia”, segundo a empresa.

Bem equipado

Desde a versão de entrada, o Ora 03 virá da China repleto de equipamentos.

Na lista há itens como:

  • Assistentes de condução semiautônoma, caso da frenagem automática;
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com reconhecimento de placas de trânsito;
  • Função Stop & Go;
  • Monitor de ponto cego nos espelhos retrovisores;
  • Sete air bags, incluindo um entre os bancos dianteiros.

A cabine é revestida com imitação de couro.

O carro vem da China com faróis e lanternas do tipo Full-LEDs, bem como sistema de câmeras de 360º, chave presencial, rodas de liga leve de 18 polegadas, retrovisores elétricos com desembaçador e duas telas de 10,25″.

Uma serve de quadro de instrumentos e a outra é do multimídia, que tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay.

A versão GT, de topo do Ora 03, traz ainda mais equipamentos.

Há, por exemplo, bancos dianteiros com ajustes elétricos, massagem, memória e sistema que recolhe o assento para facilitar a entrada e a saída.

Carregador rápido e sem fio para celular e abertura elétrica da tampa do porta-malas também vêm de série.

Assim como rodas de 18″ com desenho esportivo, defletor de ar na traseira e teto solar de vidro.

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Haval H5

Enquanto isso, na China, a GWM revelou o Haval H5, SUV 4×4 híbrido plug-in.

O modelo inédito é feito sobre a mesma base da picape média Poer, que estreia em 2024 no Brasil e será o primeiro carro produzido na fábrica de Iracemápolis (SP), a partir de 2024.

Um dos destaques é a autonomia prometida de 1.200 km. A marca considera o alcance em modo 100% elétrico e com o tanque de gasolina cheio.