A fumaça que encobriu Manaus nesta quarta-feira (20) veio de Autazes, Careiro e Iranduba, conforme informações do governo Amazonas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), os dados foram confirmados por meio de imagens de satélites.

A situação na capital amazonense também foi influenciada pelos ventos trazidos pelo Atlântico Sul, o que é um evento “anormal” para a Amazônia.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ainda conforme o governo, o trabalho de monitoramento e de prevenção e combate às queimadas segue com o apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

“A principal origem dessas fumaças que se concentraram em Manaus foi oriunda da região metropolitana, sendo que a maioria delas é de áreas de várzea, e essas áreas estão experimentando, atualmente, com a descida dos rios”, disse o titular da pasta, Eduardo Taveira.

El Niño e ventos nos oceanos

O aquecimento no Oceano Pacífico provoca o El Niño, evento climático que desloca as massas de ar quente e inibe a formação de chuva na região.

No entanto, conforme a Sema, está ocorrendo, ao mesmo tempo, um superaquecimento do Oceano Atlântico.  

Os dois eventos, ocorrendo ao mesmo tempo, reduzem o fluxo de ventos que vêm do Oceano Atlântico norte, e aumentam o fluxo do Atlântico sul.

Isso significa que os ventos na Região Metropolitana de Manaus estão sendo trazidos do sudeste do estado, área com maior quantidade de focos de calor e queimadas.

Queimadas

Desde o início do verão amazônico, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) teve um aumento expressivo de atendimento de ocorrências de incêndio, que impactam no acúmulo de fumaça nos centros urbanos.  

Entre 12 de julho e 17 de setembro, foram atendidas 1.193 ocorrências de incêndio, sendo 473 destes casos na capital.

A corporação integra a força-tarefa do Governo do Amazonas de combate ao desmatamento e às queimadas no estado, por meio das operações Tamoiotatá e Aceiro no interior do estado.

Na capital, o combate aos incêndios tem acontecido por meio da operação Céu Limpo.

RELACIONADAS

+ Manaus fica coberta de fumaça na manhã desta quarta, 20; veja imagens

+ Fumaça toma conta de avião e piloto tem que retornar ao aeroporto no RJ

+ Incêndios no Canadá invadem EUA com fumaça nesta quarta-feira (7)