O rio Amazonas registrou, no domingo (16), a primeira descida do ano, com redução de dois centímetros, conforme o Porto de Itacoatiara. A queda marca o início do período de seca no estado.

Com a descida, o nível do rio atingiu a marca de 12,33 metros, dois centímetros a menos que na última medição do dia 9 de junho, quando registrou 12,35 metros.

Os rios Solimões e Madeiros já estão em período de seca. Eles influenciam diretamente o nível do rio Amazonas. Normalmente, ocorre o fenômeno de repiquete, onde o nível das águas oscila por alguns dias antes de iniciar uma queda constante.

Há uma atenção com a vazante dos rios no Amazonas, principalmente entre os setores econômicos. Isso poque, eles dependem dos rios para o transporte de mercadorias, cargas e pessoas.

No entanto, a seca não impacta apenas a economia do Amazonas, mas também a do Centro-Oeste, por onde passam produtos como soja, milho e algodão.

O alerta se torna ainda maior por conta da maior seca registrada no ano passado. O fenômeno deixou comunidades do estado isoladas, sem acesso à água, comida, mantimentos e outros serviços básicos.

A seca é um fenômeno natural que ocorre todo ano na região. No entanto, tem se intensificado com eventos climáticos atípicos causados pelo aquecimento global.