O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas e temporais com ventos de até 100 km/h para o estado do Acre nesta quinta-feira (4).

O aviso tem validade até às 10h da sexta-feira (5).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O comunicado alerta para temporais com chuvas entre 50 e 100 mm/dia, com probabilidade de ventos intensos entre 60 e 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta laranja contempla parte dos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Plácido de Castro, Quinari, Capixaba, Xapuri, Assis Brasil e Brasiléia.

O comunicado aponta para chuvas entre 20 e 30 mm/h, com probabilidade de ventos intensos entre 40 a 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta amarelo contempla todos os municípios acreanos.

Nas últimas 13 horas, Rio Branco acumulou um total de 100 milímetros de chuvas, aumentando repentinamente o nível dos igarapés na capital acreana.

A previsão é de mais chuvas para esta quinta-feira.

Segundo o pesquisador e meteorologista Davi Friale, as chuvas também serão diárias, mas de forma pontual e, em geral, passageiras, podendo acumular mais de 50mm em alguns dias desta semana.

O tempo deverá melhorar, com menos chuva, somente no fim de semana, no entanto, o calor abafado será uma constante diária.

As temperaturas, em todos os municípios acreanos, durante esta semana, estarão oscilando entre 22 e 25ºC, para as mínimas, e entre 30 e 33ºC, para as máximas.

Alerta e dicas

Diante da condição meteorológica, o instituto fornece orientações cruciais à população acreana.

Recomenda-se evitar abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento, devido aos riscos de queda e descargas elétricas.

Além disso, a população é aconselhada a não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra precaução importante envolve a não utilização de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.

Em caso de incidentes, o Inmet destaca a importância de acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Para acidentes pessoais, a orientação é contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192).

RELACIONADAS

+ Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Acre com ventos de até 60 km/h

+ Inmet alerta para chuvas e ventos intensos, de até 60 km/h, no Acre

+ Semana começa com fortes temporais em diversas áreas do Brasil

+ Defesa Civil alerta sobre risco de novos temporais em Santa Catarina