O grupo Renault e Google anunciaram, nesta semana, a expansão de sua parceria para criar uma arquitetura digital, voltada para o futuro, que funcionará com o que as empresas chamam de ‘Veículo Definido por Software’ (SDV).
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Segundo a Renault, as duas empresas vão trabalhar em vários componentes de software, on-board e off-board, que serão dedicados ao desenvolvimento do SDV nos próximos anos.
O projeto
O projeto envolve a criação de um “gêmeo digital” do que as empresas percebem como SDV.
Como o nome sugere, o “gêmeo digital” é uma recriação virtual do SDV com “as mais avançadas capacidades de inteligência artificial, para integração fácil e contínua de novos serviços no veículo e criação de novos aplicativos de bordo (In – Car Repairs ) e fora de bordo”.
Será um modelo em um espaço virtual onde novos produtos podem ser facilmente testados.
RELACIONADAS
+ Especialistas afirmam que 5G irá impactar indústria automobilística
+ Radar que capta ruídos de motos e carros passa por testes no PR
+ eVTOLs: carros voadores que podem circular no Brasil
Os primeiros benefícios do SDV
O termo In-Car Services, que pode ser traduzido como “serviços no carro”, reaparece na lista dos primeiros usos que Google e Renault esperam para sua plataforma SDV.
Os itens da lista em tradução livre são:
- Manutenção preditiva, detecção melhorada e retificação de falhas quase em tempo real, se necessário.
- Uma experiência onboard personalizada (In-Car Services) que se adapta aos comportamentos de direção e destinos mais usados, como estações de recarga para EV e etc.
- Modelos de seguro baseados em uso real e comportamentos de direção.
“A complexidade da arquitetura eletrônica dos carros está aumentando exponencialmente, levada pela sofisticação das funcionalidades e serviços esperados pelos consumidores. Equipado com uma plataforma IT compartilhada, atualizações contínuas e acesso simplificado aos dados do carro, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google vai transformar nossos veículos e ajudar a servir as futuras necessidades de consumidores.” declarou Luca de Meo, CEO da Renault.