A funcionalidade de Pix por aproximação, voltada para usuários do Google Pay, foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (4), permitindo que pagamentos sejam feitos apenas aproximando o celular da máquina de cartão, sem necessidade de abrir o aplicativo bancário.

O anúncio ocorreu na sede do Google em São Paulo, com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Com o Pix por aproximação, essa facilidade se estende aos pagamentos digitais. Para utilizar o recurso, é necessário que o vendedor selecione a opção de pagamento por Pix na maquininha. Após isso, o usuário só precisa aproximar o celular, verificar o valor e, então, confirmar o pagamento.

O lançamento desta funcionalidade estava inicialmente programado para fevereiro de 2025, mas algumas instituições financeiras já começaram a disponibilizar o recurso. O Banco Central destaca que o Pix por aproximação funcionará integrado a carteiras digitais, sem a exigência de abrir o aplicativo do banco.

Quem pode usar o Pix por aproximação?

Embora o lançamento oficial para todos os brasileiros esteja marcado para fevereiro de 2025, alguns bancos já oferecem o Pix por aproximação de forma antecipada. Clientes de instituições como C6 Bank, PicPay e Itaú que utilizam o Google Pay já podem usar o novo recurso. No entanto, a implantação para correntistas e lojistas ocorre de forma gradual, sendo que algumas máquinas de cartão receberão a opção nas próximas semanas.

O Banco do Brasil realizou testes limitados com o Pix por aproximação em outubro e deve expandir o recurso para todos os clientes ainda este mês, mas sem integração com carteiras digitais. Para clientes do Banco do Brasil, será necessário utilizar o aplicativo para confirmar o pagamento.

Além do Google Pay, o Banco Central negocia com a Apple e a Samsung para estender o Pix por aproximação para Apple Pay e Samsung Pay, ampliando as opções para os usuários dessas carteiras digitais.

Novas regras para o Pix

Além do lançamento do Pix por aproximação, o Banco Central implementou, em 1º de novembro, novas regras para o Pix. Essas mudanças buscam aumentar a segurança dos usuários e combater fraudes, fortalecendo a proteção nas transações realizadas.