Seis dos oito deputados federais do Amazonas assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe debater a redução da escala de trabalho, conhecida como PEC da escala 6×1.
Os parlamentares que apoiaram a proposta são Saullo Vianna (União Brasil), Átila Lins (PSD), Amom Mandel (Cidadania), Fausto Santos Jr. (União Brasil), Adail Filho (Republicanos) e Sidney Leite (PSD).
Saullo Vianna foi o primeiro a assinar a PEC e, na ocasião, destacou a adoção da proposta em outros países.
“A proposta já mostrou resultados positivos em outros países, mas seu impacto no Brasil precisa ser amplamente analisado”, disse.
Na tarde de terça-feira (12), Sidney Leite e Fausto Santos Jr. anunciaram, em suas redes sociais, a assinatura do apoio à PEC. À noite, Átila Lins também confirmou sua adesão à proposta, reforçando o apoio ao fim da escala 6×1.
Ao assinar a proposta e apoiar a reforma da escala de trabalho, Sidney Leite ressaltou a importância de discutir a mudança.
Por fim, o último a assinar a favor do fim da escala 6×1 foi o deputado federal do Amazonas Adail Filho, que anunciou seu apoio na tarde desta quarta-feira (13).
A proposta visa discutir a adequação das escalas de trabalho, buscando maior flexibilidade e benefícios para os trabalhadores.
Assinaturas
Após uma discussão intensa sobre a alteração da escala de trabalho 6×1, a proposta superou as 171 assinaturas necessárias. Dessa forma, a PEC deverá seguir os próximos passos em breve com o processo de tramitação na Câmara dos Deputados.
Com o número de apoios alcançado, a PEC seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que a analisará quanto à sua admissibilidade.
O próximo passo será a discussão da proposta, que visa flexibilizar as escalas de trabalho e promover um modelo mais adaptado às necessidades dos trabalhadores.
A PEC é de autoria da deputada Erika Hilton e inspirado pelo Movimento Vida Além do Trabalho, criado pelo vereador Rick Azevedo.