O hábito de cortar as unhas dos pets é essencial para se manter a higiene, o bem-estar e a saúde dos bichinhos.
Os tutores devem ter cuidado para não machucar ou causar sangramentos durante o corte.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A professora do curso de Medicina Veterinária, da Faculdade Anhanguera, Nina Gabriela Gualberto, explica que as unhas grandes atrapalham o caminhar dos pets.
A profissional conta que as unhas pode adentrar nos coxins e causar inflamação e infecção.
Nina ressalta que cortar as unhas dos cães é um grande temor da maioria dos tutores, mas o hábito precisa constar na rotina dos responsáveis pelos animais.
A ação contribui para o bem da saúde dos bichinhos e também previne acidentes domésticos com crianças e idosos.
Unhas dos cães
As unhas dos cães são parecidas com as humanas: a parte firme e rígida da unha é formada por queratina, uma proteína sintetizada por muitos seres vivos para formar diversas estruturas do corpo.
“A diferença é que os cachorros apresentam uma estrutura chamada ‘sabugo’, uma rede muito sensível de vasos sanguíneos responsável por nutrir a unha do animal”, explica a veterinária.
RELACIONADAS
+ Confira 7 cuidados básicos com saúde dos gatos que todo tutor precisa saber
+ Projeto de Lei prevê licença do trabalho por morte de pet
+ Gato com deficiência conquista milhares de fãs na Internet
Quando cortar
A profissional explica que para identificar o momento certo de cortar as unhas do animal, o tutor deve ficar atento se o cão produz barulho de atrito com o chão ao caminhar.
Nina comenta que, em alguns casos, se a unha estiver incomodando o pet, o anima vai mudar a maneira que caminha, andando com a pata levemente levantada.
Com o passar do tempo, as unhas podem encravar, quebrar e causar até problemas de mobilidade, locomoção e dores na coluna do animal.
Para o corte das unhas ser menos traumático para o animal, a professora recomenda realizar o procedimento em um ambiente calmo e com luz.
O tutor também deve fazer carinho no animal e recompensá-lo com algum petisco após o corte, para que o cão associe a ação a um momento feliz.