Nesta terça-feira (8) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu o desbloqueio da rede social X, antigo twitter.
Segundo a ordem, a plataforma deve reestebelecer os serviços no Brasil no prazo de 24 horas.
No entanto, o X ainda não está disponível a todos usuários e ainda depende das operadoras de internet.
“O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o retorno das atividades da rede social X (antigo Twitter) no Brasil e determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adote as providências para a adoção da medida”, afirmou o STF em publicação.
Para desbloquear a rede social, a Anatel precisa primeiro receber a decisão do STF.
Em seguida, a agência envia o ofício de liberação para as operadoras. Por fim, os provedores de internet realizam o acesso integral à rede.
Desbloqueio do X
Moraes autorizou o desbloqueio depois que a rede social cumpriu exigências judiciais, incluindo o pagamento de multas e a nomeação de um representante legal no Brasil.
Desde 30 de agosto, o Twitter/X estava fora do ar no país devido à decisão do ministro, pois a rede e seu dono, Elon Musk, descumpriram ordens judiciais.
Em seguida, No dia 27 de setembro, Moraes impôs novas exigências para que a rede X pudesse retomar suas atividades no país.
No dia 4 de outubro, o X depositouR$ 28,6 milhões em multas devidas à justiça em uma conta errada.
Posteriormente, transferiu o valor para a conta bancária correta.