O furacão Milton atravessou a Flórida de leste a oeste na noite de quarta-feira (9), causando enchentes e tornados que deixaram pelo menos quatro mortos.
As autoridades confirmaram que dois desses tornados atingiram a costa leste, enquanto outros causaram destruição em Fort Myers e em áreas centrais do estado.
O governador Ron DeSantis, que teme mais mortes devido aos tornados, afirmou que o fenômeno foi particularmente destrutivo, com inundações severas em Daytona Beach e Orlando, onde os parques da Disney World fecharam como precaução.
Veja vídeo do Furacão Milton
Mesmo com os estragos, o cenário catastrófico previsto inicialmente foi evitado, principalmente na costa oeste, onde a maré não subiu tanto quanto esperado.
A cidade de Sarasota começou a avaliar os danos na manhã desta quinta-feira, enquanto o presidente Joe Biden alertou os moradores para permanecerem em casa. Em São Petersburgo, o furacão arrancou o teto do estádio dos Rays e derrubou um guindaste.
Milton atingiu a Flórida como um furacão de categoria 3, com ventos fortes e chuvas pesadas ainda persistindo na região.
A passagem do furacão ocorre apenas duas semanas após a devastação causada pelo furacão Helene, e especialistas alertam que a mudança climática está intensificando esses eventos, com temperaturas recordes nos oceanos alimentando tempestades mais violentas e inundações graves.