O Comando da Polícia Militar de Roraima (PMRR) aprovou o Regulamento do Uso de Redes Sociais e Aplicativos de Mensagens por membros da instituição.
O Comando afirma a necessidade de preservar a imagem institucional da PMRR e evitar o uso indevido da identidade visual da Corporação na internet.
Portanto, o objetivo é evitar eventuais abusos e irregularidades praticadas envolvendo Policiais Militares.
O regulamento impede a exposição de instalações físicas e a segurança orgânica da PMRR, fardamentos, viaturas,armamentos, equipamentos de proteção individual, técnicas e táticas policiais.
Além disso, impossibilita a publicidade de ocorrências, missões, ações, operações, apurações ou investigações policiais militares, de modo prejudicial à instituição.
Os policiais podem fazer publicação nas redes sociais e aplicativos de mensagens pessoais. Porém, não podem ter objetivo lucrativo, comercial ou monetizar o conteúdo, ou seja, o fim para os ‘influenciadores digitais’.
Entretanto, a PMRR manterá um Perfil Institucional Geral e autorizará a criação de Perfis Institucionais Específicos às unidades policiais militares em plataformas digitais.
Os conteúdos publicados nos perfis institucionais devem abordar, exclusivamente, sobre as temáticas de interesse público, segurança pública e defesa social.
Polêmicas envolvendo a PMRR
Nas últimas semanas, a instituição Polícia Militar foi atacada nas redes sociais após membros da instituições estarem envolvidos em escândalos e investigações por supostos crimes cometidos.
Investigações das Polícias Civil e Federal apontam para uma organização criminosa formada por agentes da Polícia Militar acusados de cometerem diversos crimes e atuarem como milícia em Roraima. Confira a matéria.
Como no caso em que uma Operação da Polícia Civil prendeu um policial militar suspeito de assassinar um casal de agricultores em Roraima. Confira a matéria completa.
Além disso, a Polícia Civil prendeu outro policial militar suspeito de assassinar com três tiros uma adolescente em Rorainópolis. Confira a matéria completa.