“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, afirmou a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, deputada estadual Macaé Evaristo (PT). Em sua primeira reunião na segunda-feira (9), Evaristo conheceu os secretários do ministério, iniciou o diagnóstico da pasta e definiu as prioridades.
Entre os principais focos da nova ministra estão o enfrentamento da violência sexual contra crianças, a situação da população de rua e os direitos dos idosos. Evaristo destacou a importância de atuar rapidamente nessas áreas e enfatizou: “Tem muito trabalho a fazer.”
Atualmente, Evaristo está se licenciando do cargo de deputada estadual e precisa cumprir alguns compromissos antes de assumir oficialmente o ministério.
A nova ministra dos Direitos Humanos também falou sobre seu convite pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a necessidade de apurar denúncias contra o ex-ministro Silvio Almeida.
Evaristo destacou que a conversa com Lula foi tranquila e que o objetivo é fortalecer as políticas do ministério.
Sobre as acusações contra Almeida, Evaristo enfatizou a importância de investigações completas e a proteção dos direitos de todas as partes envolvidas, garantindo privacidade e sigilo.
Ela também abordou críticas sobre a demora na retomada de trabalhos de memória e reparação, como a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), destacando a necessidade de transparência para fortalecer a democracia.
Evaristo prometeu focar no avanço das políticas e não se deter no passado.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.