O quinto voo de repatriação de brasileiro do Líbano decolou de Beirute, capital do Líbano, neste domingo (13), às 12h (horário de Brasília). A previsão é que os brasileiros cheguem na manhã da segunda-feira (14) na Base Aérea de São Paulo.

A bordo da aeronave KC-30 da FAB (Força Aérea Brasileira) estão 220 passageiros, incluindo 10 crianças de colo e também 2 animais de estimação.

O avião deve parar em Lisboa, Portugal, e depois se direcionar ao Brasil.

Ao buscar os brasileiros, também foram deixadas a quarta carga de donativos brasileiros com 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos diversos arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano (UpL), segundo o Itamaraty.

Ao chegar em São Paulo, as famílias receberão apoio de profissionais da saúde, que vão analisar a condição de cada passageiro.

O Itamaraty afirmou que está em contato com brasileiros e familiares próximos para prestar assistências a todos e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação.

Desistência de brasileiros do Líbano

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que aumentam os casos de brasileiros no Líbano que se registraram, mas acabaram desistindo de retornar ao Brasil. O país tem sido palco de intensos confrontos entre Israel e o grupo libanês Hezbollah.

O Itamaraty também comunicou que intensificará a verificação dos nomes por telefone para preencher os voos e minimizar os problemas causados pelas desistências.