O número de famílias com dívidas em Roraima aumentou em 87,5% no mês de junho deste ano, é o que aponta a pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O número representa mais de 88 mil famílias endividadas no estado. Os dados foram analisados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR).

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com o economista da Fecomércio, Fábio Martinez, a quantidade de famílias que não tem condições de pagar seus débitos também subiu no mês passado.

“Pelo quarto mês consecutivo, o percentual de famílias inadimplentes também registrou um aumento, ficando em 45,5%, elevando em 11,7%, na comparação com o mês maio. Do mesmo modo, o número de famílias que não têm condições de pagar suas dívidas em atraso subiu para 7,2%”, afirmou o economista.

Tipos de dívidas

O endividamento no cartão de crédito liderou o ranking da porcentagem de inadimplência das famílias no estado, superando os 80%, enquanto no mesmo período do ano passado, a média foi de 67%.

Já as dívidas relacionadas a financiamento de casas e carros, apresentaram queda na comparação com o mesmo período de 2022.

RELACIONADAS

+ Companhia de Águas promove mutirão para negociar dívidas em RR

+ Desenrola: aplicativo reunirá dívidas, descontos e pagamento por Pix

Os financiamentos de casas, por exemplo, saíram de 12,1% no ano passado para 5,4% este ano.

Enquanto os financiamentos de carros reduziram de 10,4% em 2022, para 8,2% no ano seguinte.

Essa queda está relacionada às altas taxas de juros, que encarecem esse tipo de compra.