A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de lotes de sete produtos da marca Dori. A indicação aconteceu por suspeita de contaminação pela bactéria Salmonella.

Entre os produtos indicados, estão lotes da bala hortelã recheada, bala bolete tutti frutti, bala hortelã mint, bala morango recheada, dori regaliz tijolo, bala lua cheia chantilly e bala yorgurt 100 morango.

O que é Salmonella?

Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. 

Portanto, a transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. Entretanto, a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e animais domésticos.

Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão. 

A Salmonella pode causar dois tipos de doença: salmonelose não tifóide e febre tifoide.

Sintomas da Salmonella

Os sinais da salmonelose, doença resultante da Salmonella, podem surgir com febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, perda de apetite, cólicas, diarreia, calafrios, dor abdominal, cansaço e mal estar geral.

Além disso, começam a aparecer entre 12h e 36h após o consumo do produto contaminado. Em seguida, costumam permanecer por cerca de 2 a 7 dias.

Embora a maioria das pessoas consigam se recuperar em poucos dias de tratamento, em certos casos, a infecção agrava a situação e pode levar a morte.

Em casos mais graves, a contaminação pela bactéria pode causar infecção na urina, no sangue, nos ossos, articulações, cérebro, líquido espinhal ou no sistema nervoso.

Saiba os grupos de risco

Contudo, a infecção pode ser mais severa em bebês e crianças menores de 5 anos, pessoas com 65 anos ou mais. Também deve-se atentar em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, ou que tomam medicamentos que piorem a situação.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.