Na manhã do último domingo (10), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou a 1ª Corrida do Sauim-de-coleira, com a participação de mais de mil atletas.

Os inscritos competiram nas categorias de 5 km e 10 km, com a largada ocorrendo na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, Zona Sul de Manaus.

A competição integra três pilares importantes da sociedade: a saúde, educação e meio ambiente.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O evento teve como objetivo comemorar e também fazer um alerta sobre o estado de conservação deste pequeno primata endêmico.

O Sauim-de-coleira se encontra criticamente ameaçado de extinção na Amazônia.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, relatou sobre os múltiplos benefícios da corrida aos participantes.

Segundo ele, ao mesmo tempo que a competição estimula o cuidado com a saúde, gera um apelo à sociedade e uma ação ambiental em prol da conservação do sauim-de-coleira.

Trajeto

Os atletas saíram da avenida Darcy Vargas, passaram pela avenida Maceió, rua João Valério, avenida Djalma Batista, finalizando a corrida novamente na avenida Darcy Vargas, em frente à EST/UEA.

Atletas participam da 1ª Corrida Saium-de-coleira – Foto: Divulgação/ Antônio Lima/ Secom

Além da corrida, a coordenação do evento promoveu ações sobre a importância da alimentação saudável, distribuição de mudas de árvores, serviço de fisioterapia para os atletas, aferição de pressão arterial e glicemia.

RELACIONADAS

+ Manaus abre inscrições para 9ª Corrida da Mulher Amazônica; confira