O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizou nesta sexta-feira, 3, uma audiência pública para discutir o retorno do Pronera em Roraima. O encontro sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) ocorreu na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

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Além de movimentos sociais e representantes de órgãos públicos, as discussões reuniram estudantes e professores.

Segundo o orientador educacional do município de Bonfim, interior de Roraima, e egresso do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRR, Abraão Jacinto, ainda há no estado pessoas que necessitam da assistência.

“A gente tem um número muito maior ainda pra ser atendido. Pessoas que precisam ser alfabetizadas, pessoas que precisam fazer o fundamental, pessoas que precisam fazer uma graduação, porque só tem magistério e atua com o magistério, e professores que atuam nesses projetos de assentamento que precisam ter uma especialização, que precisam ter um mestrado”, disse.

O Pronera foi criado em 1998, após reivindicação de movimentos sociais ligados ao meio rural por um programa voltado à área educacional, considerando a necessidade de promover o desenvolvimento social da população.

Por isso, durante o encontro, o assistente de educação do campo da Diretoria Nacional de Desenvolvimento do Incra, Fabrício Dias, destacou que cerca de 5% dos atendimentos do Programa são de Roraima

“Roraima faz parte desse nosso atual processo de reconstrução do Programa, e isso deve se iniciar com uma audiência para ter escuta das comunidades, para exatamente a gente saber qual é o próximo passo das novas ofertas no Programa”, afirmou.

Fabrício Dias – Foto: Ascom/Incra

Pronera em Roraima deve atender demandas da população do campo

O curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) forma professores para a educação básica do estado. Portanto, a ideia é que, após a conclusão do curso, os alunos ministrem aulas em regiões rurais.

“Esse lançamento, essa audiência pública ocorrendo na universidade, pra nós é de grande importância, principalmente no bloco da Licenciatura de Educação do Campo, porque já faz um trabalho muito significativo nas áreas de assentamentos, nas vicinais, discutindo a educação do campo e principalmente na formação desses jovens para que eles retornem e sejam multiplicadores de novas formações”, ressaltou o Reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli.

Reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli – Foto: Ascom/Incra

Conforme o Incra, o Pronera em Roraima já atendeu 10 mil alunos, com o apoio de 610 professores dos assentamentos, beneficiando 11,2 mil pessoas com alfabetização, ensino fundamental e médio, médio técnico, graduação e pós-graduação.

Por isso, o principal objetivo da audiência foi ouvir as demandas dos beneficiários da reforma agrária sobre os cursos que almejam acessar por meio do Pronera.

“Esse programa tem o objetivo de oferecer a educação dos projetos de assentamento. E hoje nosso objetivo é discutir com os movimentos sociais, com os alunos, professores, instituições de ensino, que modalidades de ensino, que cursos desejam para Roraima, que se adequam à realidade de Roraima”, salientou.

Os cursos abrangem desde a alfabetização e escolarização de jovens e adultos no ensino fundamental e médio até a pós-graduação.

Participantes da audiência pública sobre o Pronera em Roraima – Foto: Ascom/Incra