Alan Rick é senador pelo partido União no Acre. Ele é o atual presidente da Comissão de Agricultura do Senado e atua em votações de grande repercussão, como a PEC das Saidinhas.

PEC das Saidinhas

Para o senador, a aprovação da PEC que acaba com as saídas dos presos foi uma “demonstração” da resposta dos parlamentares ao desejo da população brasileira.

Para ele, os presos deveriam usar o benefício para “frequentar o trabalho, um curso profissionalizante, visitar a família”, mas acabam voltando a cometer crimes.

“A própria TV Norte mostrou também os casos dos assassinatos de policiais, outros crimes contra o patrimônio e crimes de homicídio e latrocínio que aconteceram”, diz o senador em justificativa do seu voto favorável à PEC.

Fuga em Mossoró

O episódio da fuga de dois detentos do Presídio Federal de Mossoró também foi comentado pelo parlamentar. Para ele, é “inadmissível” a fuga de dois presos de um presídio de segurança máxima.

“Elas são feitas pra que não hajam fugas. Então, certamente, as investigações demonstram que houve favorecimento de pessoas dentro da prisão e espero que as investigações punam essas pessoas exemplarmente”, disse.

O senador ressalta que a fuga dos dois presos mostra a falha da segurança e isso causa “amedrontamento” na população.

“Ali estão pessoas de alta periculosidade, pessoas ligadas ao tráfico de drogas, chefes de facções criminosas que não podem estar soltos no convívio social. Então realmente é preocupante essa frouxidão que a gente vê”.

Projetos

O senador é presidente da Comissão de Agricultura do Senado e relator do projeto de anistia ou adiamento do pagamento dos financiamentos de crédito rural nos municípios que sofreram calamidades ambientais, como nas enchentes do Acre e na seca no Amazonas, o PL 397/2024.

Rick afirma que a proposta atende o produtor que perdeu toda a produção devido a situações emergenciais do clima.

“O objetivo do projeto é estender as mãos ao pequeno produtor rural que perdeu toda a sua produção”, ressalta o senador. Ele (produtor) captou um dinheirinho no banco pra comprar a semente, pra comprar o fertilizante, pra comprar o adubo, pra comprar a roçadeira, o pneu do trator, pra comprar alguma coisa pra propriedade rural dele. Aí ele perde toda a produção dele. Como é que ele vai pagar?.”

Ele acrescenta sobre a seca que atingiu o Acre neste ano:

“Lá no Acre, por exemplo, muitos produtores perderam toda a sua produção de mandioca, de milho, de banana, e de café porque o rio encheu tudo, inundou tudo, perdeu-se tudo.”