Em Roraima, três governadores tiveram seus mandatos cassados por crimes eleitorais: Flamarion Portela, José de Anchieta e Chico Rodrigues.

O primeiro caso ocorreu em 2004. Desde lá, os três foram autuados por crimes eleitorais.

A cassação de Flamarion Portela

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou Flamarion Portela por abuso de poder político e econômico na campanha de 2002. Ele concorria à reeleição pelo PT.

Na época, o vice-procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, afirmou que Portela usou programas sociais para obter vantagem eleitoral.

Apesar de ser cassado em agosto, Flamarion tentou se manter no cargo através de recursos, mas a Justiça negou todos.

Atualmente, Flamarion Portela comanda a Casa Civil no governo de Antonio Denarium (Progressistas). Denarium foi cassado três vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), também por crimes eleitorais.

José de Anchieta  

José de Anchieta foi cassado duas vezes em 2011. Em setembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) decidiu pela cassação por uso indevido da Rádio Roraima.

Lá, um radialista veiculava programas favoráveis a Anchieta e negativos a Neudo Campos. As informações são do site Roraima em Tempo.

Em dezembro, Anchieta foi cassado novamente por arrecadação e gastos ilícitos de campanha, incluindo a compra de 45 mil camisetas antes do período eleitoral. 

Chico Rodrigues  

Em novembro de 2014, Chico Rodrigues, que assumiu o governo após a saída de Anchieta, foi cassado por gastos ilícitos durante a campanha de 2010.

Ele recorreu da decisão do TRE-RR, mas o órgão manteve a cassação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu uma liminar, permitindo que ele reassumisse o governo até o fim do mandato.

O pedido de cassação de Antonio Denarium  

Já o atual governador de Roraima, Antonio Denarium, foi cassado três vezes pelo TRE-RR, que negou os recursos apresentados por sua defesa.

Além disso, Denarium e sua família estão envolvidos em diversas polêmicas. O julgamento em janeiro de 2024 resultou na cassação por 5 votos a 2.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.