Banner Obras Acre 300x225

Artesãos do Acre tem se destacado nas exposições nacionais e internacionais. Peças do Acre possui selo Unesco e compõem catalogo TOP 100.

Com características locais e a influência dos povos indígenas, os artistas do acreanos se destacam dos demais pela valorização da história e preservação, onde a floresta fornece um rico acervo de matéria-prima, que gera renda por meio da comercialização de sementes e peças trabalhadas em madeira.

Casa do Artesanato Acreano, onde o turista pode encontrar produtos regionais Foto: Alice Leão/Sete

Adereços como biojóias e peças trabalhadas na técnica da marchetaria, garantiram o selo Unesco e a inclusão no catálogo TOP 100 do Sebrae, certificando a qualidade e agregando valor aos produtos.

A feira ganhou espaço em Rio Branco, concentrando trabalhos de quase trezentos artesões na Casa do Artesão, localizada no Parque da Maternidade, um dos maiores cartões postais da capital.

Peça de artesão acreano compõe exposição do salão no Palácio do Itamaraty -Foto: Wesley Moraes/Seplan

Devido ao seu sucesso, trabalhos dos artesões locais estão participando do 17º Salão do Artesanato em Brasília, onde teve uma solenidade de abertura da exposição aconteceu na noite dessa terça-feira(7), no Palácio do Itamaraty.

Artesãos acreanos estão na capital federal com apoio do Governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Empreendedorismo (Sete), juntamente com o secretário da pasta, Marcelo Messias, que pontuou as belezas locais como inspiração.

“O artesanato é extremamente importante para a nossa economia, e o do Acre é diferenciado, pois reúne história, cultura, qualidade e beleza, o que nos orgulha e vem conquistando espaço dentro e fora do país”, afirmou o secretário

Bolsa de madeira trabalhada em marchetaria pelo artesão Marqueson Pereira – Foto: Cedida

O mestre artesão Maqueson Pereira, que produz peças em marchetaria e que recentemente ganhou, no Chile, o Prêmio de Excelência Artesanal para a América do Sul, promovido pelo Conselho Mundial do Artesanato (CMA), com uma bolsa produzida com a técnica. Recebeu homenagem por seu trabalho.

A exposição inicia nesta quarta-feira (8), e prossegue até o domingo, 12, no Pátio Brasil Shopping, no centro da capital do país.

*Com informações da Secom