A escolha de carros mais econômicos é uma maneira de driblar os custos extras, como o aumento do preço da gasolina nas distribuidoras.

E, quando o derivado do petróleo fica mais caro, é certo que o do etanol vai acompanhar a alta.

Desse modo, é preciso repensar formas de economizar nos gastos.

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Confira os cinco carros com motores flexíveis que menos consomem combustível:

Kiwid

Ao descartar os modelos com algum tipo de eletrificação, como os híbridos leves, o carro mais econômico do Brasil é o Renault Kwid.

O hatch compacto crava 1,36 MJ/km na lista elaborada pelo Inmetro.

Ou seja, o modelo pode rodar, em média, 10,8 km na cidade e 11 km na estrada com um litro de etanol.

Com 100% de gasolina no tanque, os números sobem para, respectivamente, 15,3 km e 15,7 km.

Como resultado, o Kwid aparece com nota “A” na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), considerando o segmento em que está classificado.

No índice geral, porém, a nota do Renault é “B”. Isso porque a lista completa inclui os eletrificados, que, portanto, têm maior eficiência energética.

Peugeot e Onix

Na sequência, vêm o hatch 208 e o sedã Onix Plus.

Conforme o Inmetro, no Peugeot, que tem motor 1.0 flexível de três cilindros e até 75 cv de potência, o consumo é de 1,37 MJ/km.

Ou seja, na cidade, pode rodar 10,4 km/l de etanol e 14,7 km/l de gasolina. Na estrada, os números são de 11,3 km/l e 16,3 km/l, respectivamente.

Depois, em terceiro lugar, o Onix Plus também tem motor 1.0 de 3 cilindros e flexível.

Porém, sua potência pode chegar a 82 cv e o consumo é de 1,40 MJ/km.

Ou seja, são 9,5 km/l de etanol e 13,6 km/l de gasolina na cidade. As médias na estrada são de 12,4 km/l e 17,5 km/l, na mesma ordem.

Polo

Em quarto, o Volkswagen Polo é o primeiro da lista com motor turbo. O 1.0 de três cilindros gera até 116 cv e tem consumo de 1,42 MJ/km.

Assim, faz, com etanol, 9,6 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. Com gasolina, são até 14 km/l e 16,4 km/l, respectivamente.

Cronos

O Fiat Cronos completa a lista dos cinco mais econômicos. Seu 1 0 tricilíndrico produz até 75 cv e consome 1,42 MJ/km.

O seja, na cidade são até 9,9 km/l de etanol e 14 km/l de gasolina. Na estrada, são, na mesma sequência, 11,4 km/l e 16,1 km/l.

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Eficiência

A tabela organizada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, traz dados como eficiência energética e consumo dos automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil. No total, há 850 modelos e versões.

Cabe explicar que essa classificação leva em conta a média de consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro).

Desse modo, quanto menor o número, mais eficiente é o veículo.

Assim, é aplicada a média do rendimento considerando os dois combustíveis, etanol e gasolina, em ciclos urbano e rodoviário.

O critério de desempate prioriza o modelo que faz melhor média em km/l.