O Manaus FC já começa os planejamentos para a sequência da temporada, com a final geral do Barezão 2024 e a Série D deste ano. O título do returno do Campeonato Amazonense garantiu ao clube as vagas na quarta divisão, Copa do Brasil e Copa Verde de 2025.

Banner Vacina Dengue Acre 300x250 - Foto: Divulgação

Diretor de futebol do Gavião, Márcio Passos comenta sobre a preparação da equipe para a final contra o Amazonas no próximo domingo (14). Ele destaca a importância da conquista do calendário para 2025 como fundamental para o andamento da atual temporada e para a existência do clube.

“Depois dessa final tem o segundo semestre e já sabendo, já conseguindo projetar alguma coisa para o próximo ano. Inclusive, o que pode vir a surgir esse ano já será fruto do Manaus ter um calendário para 2025. Isso aí era uma grande meta nossa. Então, para 2024, a gente pode dizer que 50% do que a gente queria alcançar já foi atingido com fato de a gente estar na final do campeonato e conseguir o calendário completo para 2025.”, destaca Márcio Passos.

Diretor de Futebol do Manaus, Márcio Passos comenta sobre as expectativas para 2025 - Foto: João Normando
Márcio Passos é Diretor de Futebol do Manaus FC – Foto: João Normando

Mudança de chave

A troca no comando técnico foi um dos fatores determinantes para o título da equipe. Renatinho Potiguar assumiu o comando da equipe e terminou o segundo turno invicto. A conquista também deu ao time a vaga na final geral do campeonato, contra o Amazonas.

Após uma campanha ruim no primeiro turno e com a troca de treinador na equipe, o Manaus fez uma sequência de torneio com um desempenho superior e conquistou o título do returno, o que garantiu as vagas em competições nacionais no próximo ano.

“Não é só um objetivo que cumpre uma meta, é uma questão realmente de sobrevivência, nesse nível que estamos, de Série D. Todo ano [que] você consegue garantir o calendário para o outro ano, como a gente conseguiu agora, é possível fazer o planejamento.”, completa Márcio Passos.

Campanha até a final

O caminho até a final do returno contou com um desempenho consistente da equipe. O Manaus terminou o segundo turno com a melhor campanha, com dez pontos conquistados. Na fase de grupos foram quatro jogos, com três vitórias e um empate.

No mata-mata o Gavião repetiu o bom desempenho da fase de grupos e aplicou duas goleadas até chegar à final. Nas quartas-de-final, derrotou o São Raimundo, então vice-campeão, por 5 a 0. Nas semifinais enfrentou o Unidos do Alvorada, então comandado pelo ex-treinador da equipe, Aderbal Lana, e aplicou outra goleada, por 4 a 0.

Na final, outro bom jogo da equipe, com uma vitória de 1 a 0 sobre o Parintins. O único gol foi marcado pelo atacante Denis, no início do segundo tempo. O Tourão esboçou uma reação, mas não foi suficiente para conseguir o empate e o Manaus conquistou o título.