A pesquisa divulgada pelo Instituto InnQuesti nesta quinta-feira (22), indica a possibilidade de segundo turno nas eleições para prefeito de Palmas, caso o pleito ocorresse hoje, com Janad Valcari (PL) e Carlos Amashta (PSB) na disputa.

Banner Vacina Dengue Acre 300x250 - Foto: Divulgação

É o que revela a pesquisa do InnQuesti, instituto da LLK Consulting, realizada com 600 respondentes entre 16 e 20 de fevereiro de 2024, com 95% de confiabilidade e margem de erro de 4% para mais ou para menos.

A pesquisa, que pode ser baixada no final desta reportagem, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) com o número TO 06885/2024.

A deputada estadual Janad Valcari e o ex-prefeito Carlos Amashta lideram intenções de votos na pesquisa do InnQuesti – Fotos: CMP

Espontânea

O levantamento aponta Janad Valcari (PL) e Carlos Amashta (PSB) como os principais concorrentes, com 16% e 9% das intenções de voto espontâneas, respectivamente. Eduardo Siqueira (Podemos) segue de perto com 8%.

Chama atenção o fato de que 40% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar, enquanto 16% indicaram a intenção de votar nulo ou em branco.

Ainda na pergunta espontânea para prefeito de Palmas aparecem Junior Geo (Podemos) com 4%, Vanda Monteiro (União Brasil) e Ricardo Ayres (Republicanos) com 1%, cada um. 

Chama a atenção o fato de Cinthia Ribeiro (PSDB), atual prefeita de Palmas e não candidata, já que ela exerce seu segundo mandato, aparecer com 3% das intenções de votos.

Pesquisa InnQuesti votação espontânea – Foto: Reprodução

Estimulada

Na pesquisa estimulada, que considera sugestões de nomes, Janad Valcari lidera com 32% das intenções de voto, seguida por Carlos Amashta com 19% e Eduardo Siqueira com 16%. Junior Geo (Podemos) 9%, Vanda Monteiro (União Brasil), com 5%, e Ricardo Ayres (Republicanos), com 4%.

Interessante notar que o candidato Vilela do PT (PT) surge com 3% das intenções de voto, apesar de não ter sido citado na votação espontânea.

Pesquisa InnQuesti votação estimulada – Foto: Reprodução

Quanto à rejeição dos eleitores, Carlos Amashta lidera com 22%, seguido por Vilela do PT com 11%, e Eduardo Siqueira e Ricardo Ayres.

Janad Valcari e Junior Geo têm 5% de rejeição, cada um, enquanto Vanda Monteiro tem 3%.

Pesquisa InnQuesti rejeição estimulada – Foto: Reprodução

Administrações municipal e estadual

A pesquisa também avaliou a administração municipal e estadual. Sobre a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), 40% dos eleitores a consideram ótima ou boa, enquanto 33% a avaliam como ruim ou péssima, especialmente na área da educação.

A área que é de responsabilidade municipal e que mais pesa para essa avaliação é a de educação, com 47% dos eleitores avaliando como regular e 20% como ruim ou péssima. Apenas 30% consideram como sendo ótima ou boa. E 3% não quiseram avaliar.

Pesquisa InnQuesti avaliação prefeito – Foto: Reprodução

Em relação à gestão do governo do Estado do Tocantins, 31% dos entrevistados a consideram ótima ou boa, com 31% avaliando como ruim ou péssima, especialmente na área de segurança pública com 42% avaliando como regular e 22% considerando como ruim ou péssima.

Apenas 24% consideram a gestão do governador nessa área como ótima ou boa.

Pesquisa InnQuesti avaliação governo – Foto: Reprodução

Em ambas as gestões as áreas mais sensíveis e que podem gerar perda de voto e enfraquecimento político são educação e segurança pública, serviços essenciais e que alcançam diferentes camadas da sociedade.

Sobre a pesquisa realizada, a empresa InnQuesti destaca que o trabalho faz parte dos esforços contínuos em fornecer dados precisos para o mercado brasileiro, contribuindo para o crescimento das empresas e para o aprimoramento das políticas públicas.