Até 2030, um em cada três carros novos vendidos globalmente terá fabricação na China, conforme revelado por um estudo da consultoria americana AlixPartners, que monitora o crescimento da indústria automotiva chinesa.

Atualmente, marcas como BYD, GWM e Geely representam 21% das vendas globais de veículos, com projeções apontando para um aumento para 33% nos próximos seis anos.

Estima-se que a China deve exportar cerca de 3 milhões de carros em 2024 e que, até 2030, serão 9 milhões.

Conforme a consultoria AlixPartners alegou que o aumento do imposto para carros vindos da China determinado pelo governo dos Estados Unidos não deve atrapalhar o crescimento das marcas do país.

Sobre o crescimento da fabricação dos carros na China

Em 2023, a presença de fabricantes chineses na Europa será dobrado dos atuais 6% para 12%.

Na Rússia, o percentual deve subir de 33% para 69%. A indústria chinesa ainda deve registrar crescimento de 8% para 39% no Oriente Médio e na África até o final da década.

Vários fatores contribuem para a robusta imagem da China na indústria automotiva global, incluindo suas margens de lucro significativas, especialmente na área da eletrificação.

A consultoria AlixPartners também identificou outras vantagens estratégicas nesse cenário.

Uma delas é o tempo de desenvolvimento vertiginosamente menor em comparação com marcas ocidentais. 

Um carro chinês troca de geração na metade do tempo de um modelo europeu, aponta a consultoria.

Assim, as marcas criam um senso de novidade com um catálogo sempre renovado.

“As marcas chinesas dão valor para itens que o cliente pode aproveitar, como design e uma cabine bem equipada.

Há também um foco incessante em ter uma vantagem de custo em comparação com as rivais”, finaliza Andrew Bergbaum, consultor da AlixPartners responsável pelo estudo.

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