Nesta quarta-feira, 1, o Painel de Monitoramento de Arboviroses da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) apontou 1.527 notificações de dengue em Roraima. Em todo o mês de abril, foram 334 informes da doença.

Deste total de notificações, 1.233 registros foram descartados.

Ao todo, do dia 08 de abril a 30 do mesmo mês, 20 casos de dengue foram confirmados.

De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), também existem 261 notificações de Chikungunya e 41 de Zika em todo o estado.

Conforme o Painel de Monitoramento, Boa Vista é o município com maior número de registros (869).

Segundo a Sesau, a faixa etária mais afetada com a doença é composta por pessoas de 20 a 39 anos de idade.

No ano passado, foram 3.024 casos notificados de dengue em Roraima, 514 de Chikungunya e 306 ocorrências de Zika. 

Não há mortes por dengue em Roraima em 2024

Em meio a recordes de casos de dengue no Brasil, nenhuma morte pela doença foi registrada nos 15 municípios do estado este ano. Da mesma forma, não há óbitos em investigação.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesau, existe predomínio do vírus dengue sorotipo 3 (DENV3) em 70% dos casos detectados pela pasta.

Neste sentido, 61% dos casos prováveis, são de pessoas residentes no município de Boa Vista. Com isso, 54% dos casos prováveis são do sexo feminino.

O levantamento mostra ainda que 40,9% dos casos prováveis estão na faixa etária de 20 a 39 anos e 15% dos casos estão na faixa etária de 1 a 14 anos.

Por isso, o comunicado da Sesau ressalta que a incidência de casos prováveis de dengue em Roraima está dentro dos casos esperados para o período, considerando a série histórica. 

No município de Boa Vista, porém, este número se mantém acima do limite superior de casos esperados para o período. 

dengue em roraima
Ação de combate às endemias em Boa Vista – Foto: Prefeitura de Boa Vista

Sintomas da dengue

A maioria dos doentes se recupera da dengue, mas parte deles podem progredir para formas mais graves. Chikungunya e Zika possuem sintomas semelhantes aos da dengue.

Por isso, o paciente que apresentar febre de 39°C a 40°C e, ao menos, duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar atendimento médico.

No entanto, o Ministério da Saúde alerta que, após o período febril, o indivíduo deve ficar atento, pois, mesmo com diminuição da febre, pode haver piora no quadro de saúde.